Nova espécie de lagarto é descoberta por cientistas da Austrália

Réptil foi encontrado em área próxima à cidade de Perth.
'Ctenotus ora' já corre risco de desaparecer devido à expansão urbana.

Do Globo Natureza, em São Paulo

Uma equipe de cientistas da Universidade Nacional da Austrália (ANU, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira (29) a descoberta de uma nova espécie de lagarto entre as dunas de areia da costa Ocidental da Austrália.

O réptil Ctenotus ora tem cerca de seis centímetros de comprimento e foi descrito pela primeira vez na revista científica “Zootaxa”. Entretanto, os cientistas que o encontraram já temem pelo seu desaparecimento devido à expansão urbana.
BRAD MARYAN / AUSTRALIAN NATIONAL UNIVERSITY / AFP (Foto: Brad Maryan/Universidade Nacional da Austrália/AFP)A espécie Ctenotus ora mede cerca de seis centímetros e foi encontrada próximo à cidade de Perth (Foto: Brad Maryan/Universidade Nacional da Austrália/AFP)
O lagarto foi encontrado nas proximidades da cidade de Perth, enquanto os pesquisadores investigavam detalhes sobre a diversidade biológica do país.

Segundo Geoffrey Kay, ecologista da ANU, a descoberta de uma nova espécie nas proximidades de uma das maiores cidades australianas é algo importante e demonstra o quanto a ciência tem que trabalhar para detectar mais espécies.

Para ler mais notícias do Globo Natureza, clique em g1.globo.com/natureza. Siga também o Globo Natureza no Twitter.
Apesar de ter sido recentemente descoberto, de acordo com os cientistas a espécie já está ameaçada de extinção (Foto: Brad Maryan/Universidade Nacional da Austrália/AFP)Apesar de ter sido recentemente descoberto, de acordo com os cientistas a espécie já está ameaçada de extinção (Foto: Brad Maryan/Universidade Nacional da Austrália/AFP)